A corrente da vida


Autor: Walcyr Carrasco
Editora: Editora Moderna
Ano de lançamento: 2003(2ªed)
ISBN: 8516035980
Nº de Páginas: 78
Quer comprar? Submarino, L.Cultura.

Se tem uma coisa em que me arrependo nesses meus 20 anos, foi de não ter sido um leitor assíduo enquanto era criança. Confesso que foram pouquíssimos os livros que li sem que fossem da minha lista escolar. O fato é que ler por obrigação não desperta interesse nenhum na leitura por parte das crianças e adolescentes. Se pelo menos eu soubesse da existência deste livro naquela época.

Sinopse
Raquel se aflige quando Nel, seu melhor amigo, desaparece da escola. Procura por ele, mas à sua volta descobre uma conspiração de silêncio que envolve toda a família de Nel e até os professores. O rapaz está doente, o vírus da Aids se manifestou. E, quando a notícia afinal corre entre os estudantes, a discriminação e o preconceito explodem na escola. No combate a essa injustiça, Raquel se junta a Marcelo e a Joca para garantir a Nel o direito de continuar vivendo.

Essa semana, enquanto estava dando uma aula de reforço (sim, dou aula de reforço) descobri o livro A corrente da vida. Meu aluno tinha que fazer um trabalho sobre esse livro e eu estava a ajudá-lo. O livro é da autoria de nada mais, nada menos de Walcyr Carrasco, o até então conhecido por mim autor de novelas da Rede Globo. Eu realmente não sabia que ele também era escritor, digo, que fazia outra coisa além de ser roteirista de novelas.
Voltado ao público infanto-juvenil, o livro conta a história de Raquel, uma garota de 15/16 anos, acredito eu (não é informado), que depois de perceber as ausências de Nelson, seu melhor amigo, à escola, fica muito preocupada. Todos parecem esconder a verdade das faltas de Nel (Nelson) e com ajuda de Marcelo, Raquel descobre que seu amigo está com Aids.
Uma reviravolta em sua vida acontece. Raquel passa a questionar certas coisas, luta por injustiças e tenta driblar o preconceito acerca da doença de Nel. A personagem acaba por amadurecer diante da dor que sente.
A estória é muito emocionante, apesar de não ser um YA(Young adult). O carinho que todos sentem por Nel faz com que uma corrente de vida surja, e com ela, novas amizades florescem.
Uma das partes mais bonitas do livro é quando Nel diz suas últimas palavras a Raquel. Ele intitula o amor que eles sentem um pelo outro como “amor nuvem”, um amor que pode tomar várias proporções. Ele diz então que virará nuvem e ela será o amor.
Adorei esse livro!


Capa: (3/5) | Enredo: (5/5) | Narrativa: (5/5) | Nota final: (5/5)

Marcadores: , ,


Postado por cadubenevides às 11:10 | Permalink |

14 Comentários:

Adorei seu blog e já estou seguindo.
Se puder, passa no meu também ok?
Ah, e se quiser também podemos fazer uma parceria. =P

Bjssss
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/


Já coloquei seu banner lá na minha parte de parceiros. =D
Quando puder, coloca o meu aqui também ok?

Bjuss
http://viciadospelaleitura.blogspot.com/


Olá Cadu!

É, infelizmente, eu sou obrigada a concordar com você... A leitura, aqui no Brasil - ao menos, durante a infância e adolescência - é muito forçada pelas escolas e isso acaba gerando desinteresse, até certa revolta das crianças/adolescentes para com os livros. Ao menos, eu tenho um primo que simplesmente odeia livros! Fico até indignada quando ele diz coisas como "todos devem ser queimados"!

Bom, sobre a resenha... O livro parece ser realmente muito bom. Interessante e, acima de tudo, bem dentro da minha faixa etária rs. Apesar de estar enrolada, vou marcar ele como proposta quando for a livraria procurar algo. Sabe, ultimamente, eu ando tendo uma crise enorme com livros: os compro e, por alguma razão, desiludo deles. Acho que ando preguiçosa demais! rs

E... Eu também li um livro - pra escola - de um roteirista de novela. Se não me engano, ele era da Globo também; não me recordo agora quem era. Mas, sinceramente? Eu acho que, muitas vezes, os roteiristas de novelas (principalmente esses de emissoras famosas) acabam tendo seu talendo escondido, porque, vamos combinar, muitas vezes a própria emissora os obriga a omitir tal talento.

Bom, acho que é isso, rs. E eu gostaria de agradecer seu comentário lá no meu blog, viu? Adorei ele! Já publiquei-o também!

Beijinhos! =*


Blogger GuiGUI
oi cadu bom livro esse né


Blogger GuiGUI
Oi pessoal eu sou o aluno que ele da o reforço


Anonymous Anônimo
nossa! adorei esse livro,é tão romantico e ao mesmo tempo triste,eu até chorei pelas belas palavras que nel fala para raquel antes de falecer,amei tudo se tevesse mais livros assim quem sabe a população se consientiza que a aids não é uma doente que se pega pelo ar por um simples toque fisico!ass: Ariana Beatriz Silva


Anonymous Anônimo
ei amei o livro,as ultimas palavras de Nel foi o coisa mais linda,chorei muito...mas foi lindo amei tudo.ass Ariana Beatriz Silva.


Anonymous Anônimo
valeu me ajudou muito!!!!!!!


Anonymous Anônimo
Ótimo, parabéns!


Anonymous Anônimo
muito bom me ajudou a berça!!!


preciso do livro pra ler vc sabe onde possa achar pra ler online gratis ou se tem em alguma biblioteca?


Tbm amei esse livro, muito emocionante, Concordo que os jovens deveriam investir mais na leitura


Anonymous Anônimo
bom de mais um tremendo arraso....


Anonymous Anônimo
Gostei muito desse livro é muito bom...��...amei...


Postar um comentário